sexta-feira, 30 de julho de 2010

Parcialidade evolutiva



O ser humano tem, em sua essência, o poder de evoluir, e descobrir os mistérios do universo. A capacidade de adaptar o mundo em sua volta ao seu modo, ter domínio sobre seu espaço, estabelecer relações sociais, amar, criar, questionar circunstancias e raciocinar. O que faz do homem, superior aos demais seres, como afirma a formulação heideggeriana. Em meio a um constante e avançado desenvolvimento, o homem passa a ter comportamentos arcaicos no convívio social, uma perda de valores, seria isso uma involução?
Podendo limitar o conceito de homem ao gênero masculino, é possível a percepção de uma visão machista impregnada na sociedade, antes fosse isso só. Em contrapartida ao conhecimento, avanços científicos e descobertas; conceitos antigos não evoluíram, princípios foram deixados. Diante da robotização, houve o esquecimento de progredir também a humanização. Rude e ignorante socialmente falando, torna-se uma “máquina” de comportamentos animais.
Numa incessante busca cientifica “racional”, a razão humana é deixada de lado. O homem perde a essência sentimental. Congela-se na concepção que o “macho” domina, age por instintos, trai, agride fisicamente o próximo (a isso deveriam recorrer apenas os incapacitados de diálogo), oprime os demais. O que o faz descer da condição de dominador civilizado e se torna equiparável á pobreza de mundo dos demais seres irracionais. Num conceito limitadamente naturalista, o homem ainda se comporta como um animal, dos não capazes de racionalizar e controlar supostos “instintos”. Um pseudo-sábio que perde a noção do que seria amar e respeitar o próximo.
Olvidou-se que a evolução não basta ser tecnológica, é preciso que seja também psicologia e emocional. Que o sentimento das conquistas não cegue a necessidade da civilização e das boas relações no meio vivido. O homem deve lembrar que antes de dominador e formador de mundo, ele é humano, antes do animal, racional, antes de só, dependente do meio, e , que antes que se pense, que haja sentimentos.
Anne Andrade
29 de julho de 2009

2 comentários:

  1. ' Liiindo demais amg, seu texto está de excelente qualidade, pra variar né? hsauhsuaa
    Ótimas e coerentes ideias, você se expressa maravilhosamente bem!

    ResponderExcluir