quarta-feira, 5 de maio de 2010

Novela: conscientiza ou aliena?


A função da telenovela brasileira no âmbito social tem sido alvo de constantes debates a fim de concluir se esta promove a conscientização social, ou a alienação de quem a assiste. Essa dramaturgia televisiva tem gerado conhecimento e cultura ou somente polêmica?
A novela é considerada por muitos um meio cultural de alta qualidade, educativa. Ao abordar assuntos relevantes que ate então passavam por despercebidos, no auge da novela, se torna o centro de inúmeras discussões e debates, gerando uma maior visibilidade da temática.
Pode ser considerada também um meio cultural, sob a perspectiva de que diferentes culturas são fundidas e a diversidade social é representada.Sendo uma forma de entretenimento via união da dramaturgia, literatura e cultura em um meio de massa, a televisão, se estendendo a um vasto público.
Controverso a isso, sua superficialidade quanto a abordagens das problemáticas sociais evidencia uma prioridade á audiência e possível alienação aos telespectadores menos criteriosos. Também é perceptível que as questões abordadas causadoras das discussões, são efêmeras e nem sempre muda a sociedade, nem muito menos se chega a conclusões, mas, necessariamente, a contínuas e meras polêmi
cas.
É notório que nos canais de maior audiência, há um maior espaço de tempo no "horário nobre," para novelas e apenas um terço deste período é destinado aos jornais. Podemos questionar quais são as informações veiculadas e captadas pelos telespectadores e o que é aproveitado a partir das telenovelas. Só mediante teventes críticos, a novela poderá exercer o papel da conscientização social.
Anne Andrade

32 comentários:

  1. Affz...

    Pq eu num vi isso antes dede entregar a redação de Elias.... :@

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkk... oia o plágio rpz ;D

    ResponderExcluir
  3. Danilo já ta até gaguejando aki! haushaushauh

    Só discordo em vc uma coisa. A novela tenta mostrar um problema. As pessoas fazem polêmica sobre ele mais não tentam resolve-lo. Acho que as novelas já fizeram sua parte. Se as pessoas não agem de forma para que a sociedade venha a melhorar,não tem culpa os autores das novelas. Agora eles tem o mérito que alertaram a sociedade, só que ela naum fez nada para mudar a sua situação.

    bj!

    ResponderExcluir
  4. As criticas são raziinhas! :D
    qual o principal objetivo? revolucionar a sociedade? não! ter audiência \o/
    no fim das contas vc pode ver q há uma ênfase ao 'casal romântico' da trama.
    Não estou ignorando que haja a abordagem de problemas sociais, mas eles são secundários. =)
    Vlw Biel :*

    ResponderExcluir
  5. a grandes maioria das emissoras de televisão usam a exposição de temas de consientização social apenas para melhorar sua imagem, porque o verdadeiro objetivo são o caso a audiência. Assim os que querem realmente que haja uma tranformação social com seus trbalhos como de alguma autores ficam limitados à intensidade do que pode ser mostrado para que não haja pouca audiência.
    By: ℓukลs mลgลℓhลes

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu texto, bem escrito. Aborda tanto pontos positivos quanto negativos. Mas, "Conscientização social" é um bocado controverso. O que seria conscientizar? Como dizia um professor meu, será que as massas querem ser educadas?...srsrs. Será que pensar num consciente coletivo em que todos tem "consciencia" de seu "papel" no mundo, nao é vislumbrar um mundo utópico, que outrora foi chamado de comunismo, ou mais antigo, de paraiso? Claro que isso nao é ruim...mas cada um com sua fantasia...beijao.

    ResponderExcluir
  7. Isso aí!
    Idealizar um coletivo consiente é demasiado ingênuo.
    Obg queridos! bj ;*

    ResponderExcluir
  8. Novela é negócio e hoje o pessoal que a consome quer também ter o luxo de ter princípios. Assim, ficam comovidas com o doente mental, com o maníaco incompreendido, com o rico depressivo, com o pobre revoltado, com o aleijado que tenta superar as dificuldades. Assim, após sentirem-se bem em ter tido pena de outro, vão dormir com a consciência tranquila e reproduzir a miséria, a opressão e a exploração.
    Fazer um coletivo consciente é uma possibilidade! Só que precisa de trabalho e dedicação. Diz o Subcomandante Marcos que o amor é uma xícara que quebra e a gente se dedica a colar os pedaços. A maior angústia é que um dia ela quebre e não dê mais pra consertar. Revolucionar o mundo é pra quem tem capacidade de amar!
    Bj
    Adorei vosso blog, menina doidinha

    ResponderExcluir
  9. Bom, que a qualidade do texto é excelente, acho que nem precisava citar. Mas tenho que dizer que, exceto mentes mais bem formadas, a maioria das pessoas são influenciadas a agir como esse ou aquele personagem da novela. Acredito que ela seja capaz de mudar grande parte da sociedade sim, muito embora, maior parte dessa mudança seja maléfica. Influências, enfim. No mais, estou seguindo. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Antes, gostaria de agradecer a participação de vcs em meu blog! o/ uma honra *--*
    Gostei dos comentários =)
    Ahh, quantas coisas que são exibidas na novela que viram “modinha”, se tornam comum, antes eram perversas, inaceitáveis, e hoje, normais. Dá até pra fazer sem peso na consciência, é legal, todo mundo faz, passou na novela. Então, as “mentes vazias” são corrompidas, digo, preenchidas.
    Me chamem de careta, tenho medo do que cai no senso comum.
    Sou um pouco pessimista nessa questão de conscientizar a massa, amor que basta não é o bastante. Exemplo, “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho...”

    Voltem sempre,
    Beijos =*

    ResponderExcluir
  11. Adorei o texto! Muito interessante sua abordagem do assunto, porém, discordo em alguns aspectos. Creio que a novela não deva enfatizar a questão social, afinal a teledramaturgia é uma das formas mais acessíveis de lazer, contemplando a maior parte da massa populacional do nosso país, portanto ela tem como o etivo principal divertir, entreter, desviar por 1 hora a atenção de brasileiros fadigados e cansados por longas horas de trabalho. A questão social vem como acrescimo, quase que influenciando a pessoa a conscientizar-se ou apenas repensar o fato questionado, o que torna a novela ainda mais construtiva. ( Não levei em conta na minha opinião a face negativa, como indução do 'mal se dar bem'e outros clichês televisivos que defasam valores como carater e honestidade algumas vezes. )

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Flor! \o/
    Pão&Circo... e "troco em balas" (questão social)rsrs ;D

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu texto..
    Você escreve muito bem!!
    Parabens..

    ResponderExcluir
  14. parabens anna
    adorei seu texto
    ele me ajudou ha melhorar o meu texto, com varios argumentos fortes
    continue escrevendo assim q futuramente eu estarei lendo um best seller seu

    ResponderExcluir
  15. ô geente *-*
    muito obrigada, anônimos aí de "riba"!
    bondade e exagero de vcs
    que bom que pude ajudar! ;)

    ResponderExcluir
  16. prefiro muito mais os tipo de intreterimento social de meio em que as pessoas possam ser ''sonhadoras''

    ResponderExcluir
  17. Achei muito bom..porem há um pequeno deslise na parte superior da enfaze do contesto na rebimboca da parafuseta q contradiz o meio social aternoado ao contexto referente ao socialismo da globalizaçao dos catetos da hipotenusa
    resumindo...nao entendi poha nenhuma kkk

    ResponderExcluir
  18. Eduardo vc é ridiculo pois n sabe q o meio social n é so vindo da falta humanitaria de aconchego pré-mamário da politica neonazista da rebimboca BUSH do contexto da juventude circular dos meios técnicos de absorção universsal do buraco negro de einsten.
    Resumundo:seu comentario é invalido...
    Bjus gostoza...Quer sexo via web manda email ae...

    ResponderExcluir
  19. UUUHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH LADY GAGA!

    ResponderExcluir
  20. resumindo toda o texto anne:
    a tv mostra mto LADY GAGA haha
    adorei...

    ResponderExcluir
  21. discutir o que a novela transmite na sociedade de hoje está se tornando subjetivo, mas ninguém pode negar que teledramatúrgia é persistêntimente sensacionalista...

    ResponderExcluir
  22. Novelas é tudo de bom, quero dizer, quando uma pessoa quer ser algo, ela sempre vai ver os lados das coisas que possam aperfeiçoá-la independente do que vê,se as novelas influência as más cabeças isso revela que também fará o mesmo as boas.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. rapaiz sorte q eu vi isso se não eu num ia faze a redação pkaspapap

    ResponderExcluir
  24. gata, você tem um grande dom da escrita, você escreve muito bem, sem palavras para o seu texto, está de parabéns...

    ResponderExcluir
  25. Mas na sua opinião, novela conscientiza ou aliena??

    ResponderExcluir
  26. EDEMILTON SORES ROCHA.

    NA MINHA OPINIÃO,NÃO DEVERIA TER NOVELA NO HORÁRIO QUE É ESTIPULADO.TERIA QUE SER UM HORÁRIO CULTURAL,E NÃO O QUE PASSAM.SÓ PASSAM SACANAGEM EM TODOS OS SENTIDOS,NÃO TEM RESPEITO PELAS FAMÍLIA DE NINGUÉM NEM NAS PRÓPRIAS FAMÍLIAS DELES.O CARA QUANDO ESCREVE UMA NOVELA,ELE TA INTERESSADO NA GRANA E NÃO NO QUE VAI PASSAR PARA A SOCIEDADE.É QUE NA MAIORIA DOS CASOS O INTERESSE É PELA PODRIDÃO MESMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O seu texto foi muito bem escrito e colocou a grande questão:o telespectador não esta sabendo ter um olhar crítico aos problema sociais enfatizados nas telenovelas.

      Excluir
  27. há O unico objetivo em comun entre todas as novelas.... O IBOPE!!

    ResponderExcluir