quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pessoas entre pessoas não são pessoas


O título é estranho? Parece ilógico? Mais uma filosofia bizarra?! Estou segura em te dizer, caro leitor, que essa declaração se firma numa inegável realidade que permeia o âmbito social. Se você é defensor do ditado “a voz do povo é a voz de Deus”, não 'carece' que você leia, pois certamente você não compreenderá e poderá até entender esta produção como ofensa. Se continuas a ler, acredito que pensas contrário ao coletivo, e crê que a sabedoria está nas exceções. Pois bem, obtive tal conclusão ao analisar como as pessoas se comportam estando em meio aos indivíduos.

Pense comigo, em meio a pessoas, você fala realmente o que pensa? Você se sente livre para expor suas idéias? Se sente espontâneo? Faz o que deseja? Ou se sente privado? Já ficou constrangido? Teme ser mal compreendido? Confesso que tenho pensamentos guardados e nunca revelados, pra mim fazem total sentido, no entanto, não estou segura de que os ouvintes poderão compreender, pois se estiverem presos a mediocridade, com certeza, será inútil tentar convencê-los da real liberdade de pensamentos. Logo, entre pessoas, não me sinto uma pessoa, não me sinto livre, me policio, as palavras e atitudes não podem ser espontâneas. Caso contrário, serei incompreendida e no mínimo, chamada de tola ou maluca.

Nisso cabe aquela história do “só os inteligentes podem ver”. Determinadas ideologias são estabelecidas e consideradas como “certas”. O sujeito adota tal sistema de idéias, mesmo que não a entenda, pois o importante e se sentir inserido no contexto social, e ser considerado inteligente assim como o resto do povão. As pessoas são levadas a pensarem de uma mesma forma, deixando de lado seus conceitos, e tendo que aceitar, defender e seguir normas impostas por outrem. Fingem crer em idéias muitas vezes contrárias a seu modo de pensar, simplesmente por temerem ficarem á margem da sociedade. Uma vez que o “inteligente” pensaria da mesma forma que todos.

Para ter uma “aparência normal”, os indivíduos abandonam suas concepções, perdem a individualidade, perdem a liberdade e se aprisionam aos padrões instituídos por uma sociedade de massa medíocre. Perdendo a identidade, as pessoas também param de pensar, não é mais preciso, pois a mídia lhe dará ideias prontas. O negócio é fazer o que todos fazem, ouvir o que todos ouvem, acreditar no que todos acreditam, enfim, ser normal, certo? Errado!! Isso é ser comum, é ser medíocre, estereotipado, é se conformar em ser manipulado, é se revestir da hipocrisia, é deixar de ser gente, é se assemelhar a uma folha seca, vulnerável ao vento.

Os que ousam pensar diferente, negam os pensamentos da maioria, são mal vistos e incompreendidos. Mas a liberdade se consiste em fazer o que se quer, defender o que se pensa. Submeter-se a ideias de outros é afirmar a incapacidade de pensar, ir junto com o povão é admitir mediocridade, ser comum é ser insignificante. Somos seres humanos dotados da capacidade de pensar, logo, somos livres na defesa de ideologias. Portanto, não tema por acreditar diferente da massa, alegre-se, isso é sabedoria, não abandone seus ideais, pense contrário a todos se for possível (mas não precisa expor isso, é se arriscar demais), não use da hipocrisia, não se preocupe em aparentar ser normal... “mesmo que seja estranho, seja você.”

Anne Andrade



10 comentários:

  1. primeiro comentario aqui!
    gostei bastastante dessa postagem que vc escreveu!
    axei muito legal. ;p
    Acho que a maioria das pessoas vão se identificar com o tema com eu. e realmente creio que a maioria nos aprisionamos nossas concepções e idéias para não sermos julgados pelos padrões da sociedade acabando até de reprimir parte nossa verdadeira personalidade.
    bjão pra vc Ane!
    Lucas Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Poxa Anne Muito interessante, gostei do ponto de vista e como mostrou ele, ainda não tinha parado pra reflitir a respeito,

    Paraben's Annenhaa.. Bju

    ResponderExcluir
  3. Vlw gente! *-*
    ... e não se pode ser pessoa em meio a pessoas que se dizem pessoas não sendo pessoas! =)

    ResponderExcluir
  4. É vc disse uma coisa certa! Se a pessoa expor todas as suas idéias podem ser taxadas de maluca. E temos exemplos na história como Galileu que expôs sua idéia que a Terra era redonda e quase foi morto.

    bj Anne!

    ResponderExcluir
  5. É verdade Biel! *--*
    não precisa expor, no entanto, não precisa também desistir do que se acredita, mesmo que seja mal visto, um dia haverá o reconhecimento!
    Como já dizia Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena" :*

    ResponderExcluir
  6. "Os indivíduos são racionais. As coletividades - povos, nações, partidos - são irracionais" Friedrich Nietszche

    ResponderExcluir
  7. Sim, sim...nisso a razão é silenciada em nome das emoções coletivas.
    Obg Flavius! =*

    ResponderExcluir
  8. Nem diria emoções coletivas. Emoção é amor, paixão, solidariedade, fraternidade. Porém, violêncio, ódio, preconceito, isso tudo é loucura e brutalidade.

    ResponderExcluir
  9. Tem razão. Poderíamos dizer que o termo "emoções" tem função eufêmica de tais sentimentos?! ^^

    ResponderExcluir
  10. Mtas vezes escondemos o q pensamos ou o q somos, por termos medo de sermos mal compreendidos!
    Ngm é o q é na frente dos outros, ngm fla o pensa na frente dos outros, a vaidade do ser humano, e principalmente o orgulho é um dos atrasos da humanidade!

    ResponderExcluir